Blocos Econômicos
Com a economia mundial globalizada, a tendencia comercila é a formação de blocos econômicos. Esse blocos são formas dos países se associarem, estabelecendo políticas e acordo para protegre suas economias e mercados. Uma das caractérisca desses acordos é acriação das áreas de livre comércio entre os países membros, que por mudar o antigo caráter das fronteiras entres os países.
Classificaçãos dos blocos econômicos
Os blocos econômicos podem classificar-se em zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária
- Zona de preferência Tarifária
- Zona de livre comércio
- União Aduaneira
A União Aduaneira caracteriza-se por adotar uma terifa externa comum (TEC), a qual permite estabelecer uma mesma tarifa aplicada a mercadoria provenientes que não integram o bloco.
Nessa fase, dá-se início á formação de comissões parlamentares conjuntas, aproximando-se o poder Executivo dos Estados nacionais de seus respectivos Legislativos.
- Mercado Comum
No Mercado Comum circulam bens, serviços e os fatores de produção (capitais e mão de obra) e pressupõe-se a coordenação de políticas macroeconômica, devendo todos os países-membro seguir os mesmos parâmetros para fixar taxas de juros e de câmbio e para definir políticas fiscais.
EX: A Comunidade Econômica Européia, a partir de 1993, transformou-se em um bloco econômico do tipo Mercado Comum.
- União Econômica e Monetária
Constitui o estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos, contando com uma moeda única ou um fórum político.
No estágio de União Econômica e Monetáriatem de existir uma moeda e uma política monetária inteiramente uificada e conduzida por um Banco Central Comunitário.
0 Response to "Blocos Econômicos"
Postar um comentário