G-8
O
G-8 formado pelos sete países industrializados do mundo - Itália, França, Alemanha, grã-Bretanha, Canadá, Estados Unidos e Japão - mais a Rússia. Entre as metas dos líderes do G-8 está a aumentar a cooperação em comércio e finanças, fortalecer a economia global, promover a paz e a democracia e evitar resolver conflitos.
As raízes do G-8 estão ligadas à crise do petróleo e à recesão econômica global do início dos anos 70. Em 73, estes desafios levaram os Estados Unidos a formar o Grupo da Biblioteca - um agrupamento informal de representantes dos governos europeus, japonês e americano na área financeira. Por sugestão da França, chefes de Estado participaram do encontro em 1975, quando os delegados concordaram em se reunir anualmente.
As seis envolvidas na época passaram a ser conhecida como o G-6, que em 1976 se tornou o G-7, com a entrada do Canadá, e em 1998 o G-8, com a entrada da Rússia. Esses líderes se reúnem anualmente num encontro em que já se ornou foco de atenção da mídia.
CRÍTICAS AO G-8
O que não falta são críticas à forma atual de
organização do G8. O contexto internacional também é outro: o grupo não reúne mais as oito nações economicamente mais fortes do planeta. Embora os oito países, juntos, produzam dois terços da renda nacional bruta mais alta do mundo é conclama uma participação no grupo. Os críticos do G-8 acusam o grupo de representar os
interesses de uma elite de países industrializados em detrimento das necessidades do resto do mundo.
0 Response to "G-8"
Postar um comentário