DIT DA NOVA ORDEM MUNDIAL
Entende-se hoje por Divisão Internacional do Trabalho (DIT), a divisão das atividades ente os inúmeros países do mundo, especialmente entre os desenvolvidos (exportadores de bens manufaturados) que detêm o capital e o poder e os países em desenvolvimento (exportadores de matéria-prima), com mão de obra barata e geralmente com industrialização tardia.
A Divisão Internacional do Trabalho (DIT), acentua, principalmente nos países capitalistas, as desigualdades existentes entre pobres e ricos.
A DIT constitui a interdependência econômica estabelecida entre os países a partir do advento o capitalismo. Essa interdependência estabelece o papel que cada país desempenha na economia mundial. Assim, durante séculos, o Brasil foi exportador de matérias-primas e importados de
Atualmente, com a industrialização de alguns países em desenvolvimento, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. É a que expressa o relacionamento entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento industrializados. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o Fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esse países em desenvolvimento de ser unicamente ser unicamente fornecerdores de matéria-prima para os países desenvolvidos.
0 Response to "DIT DA NOVA ORDEM MUNDIAL"
Postar um comentário